Os jogos cooperativos foram criados na idéia de inclusão, aonde os envolvidos possam se divertir sem nenhuma preocupação com os resultados futuros , segundo Orlick diminuindo e muito a competição e valorizando mais o trabalho em grupo.
Esta nova perspectiva para a Educação Física na escola está pautada na valorização da cooperação em detrimento da competição. BROTTO (1995).
Inspirado em Terry Orlick, BROTTO
(1995) sugere o uso dos jogos cooperativos como uma força transformadora que são divertidos para todos e todos têm um
sentimento de vitória, criando alto nível de aceitação mútua, enquanto nos jogos competitivos os jogos são divertidos apenas para alguns, a maioria têm sentimentos de derrota e são excluídos por falta de habilidades.
Daolio (1995), em uma entrevista feita com alguns professores da rede pública se mostra presente a vontade de competir em campeonatos externos representando a escola, porém nem todos participam, não é passado o espírito cooperativo e futuramente o aluno acaba reproduzindo o que foi lhe ensinado na escola.
BROTTO, F.O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar, 1995.
Daolio, J. Da cultura do corpo, 1995
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