quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Core Curriculum Língua Portuguesa - Relatório de visita ao museu da língua portuguesa

Relatório de visita ao museu da língua portuguesa



Em visita ao museu da língua portuguesa tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do meu país, das pessoas que habitavam e como elas se comunicavam.
Começo pelo primeiro andar aonde sempre tem uma exposição de algum escritor na primeira vez em que visitei o museu vi a exposição da escritora Cora Coralina e os seus lindos poemas, e na segunda vez em que visito o museu pude conhecer um pouco da obra do escritor Fernando Pessoa.
No segundo andar tem um enorme mural assim posso dizer, que conta a historia da língua portuguesa desde 1500 até os dias hoje, esse mural tem o nome de linha do tempo, o que me chamou bastante atenção na linha do tempo ocorreu no ano de 1990, quando os meios de comunicação eletrônicos atingiram toda nação e tornaram acessíveis a quase todos os brasileiros, voltando um pouco na linha do tempo.
No ano de 1540 foram pronunciadas as primeiras no Brasil as primeiras línguas africanas, isso ocorreu porque os europeus depois de tentarem utilizar os índios como escravos e isso não deu certo e começaram a importar negros da áfrica, trazidos para trabalhar nas fazendas de açúcar, eram da família banto, o quicongo, quinbundo e o umbundo. Línguas que marcaram profundamente o português do Brasil e são usadas no dia a dia exemplo: Bagunça, caçula, moleque e maracutaia.
Ainda no segundo andar gostei muito da ferramenta chamada de  mapa dos falares, mostra algumas pessoas do mesmo estado porém de municípios diferentes e o seu modo de falar.
Já no terceiro andar tem o auditório aonde é passado um filme sobre a historia da língua portuguesa, o legal do auditório é que você pode ficar deitado ou sentado no chão, onde acontece a reprodução de imagens nas paredes e no teto deixando o espectador bem atento e dentro de toda história.




Ico Rodrigo Esteves Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário