quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Fair Play

O fair play no sentido exato da palavra parte da idéia de etica dentro do esporte traduzindo o “ Jogo Limpo ” o fair play que aparece hoje nos esportes já existe a muito tempo, e a muito tempo esta presente em nossas vidas, utilizamos tanto na pessoal quanto da profissional, desde a fila para utilizar o banheiro em um bar ou boate, até o bom senso dentro de um transporte público lotado, onibus ou metrô.

O fair parte de um princípio moral e ético, se uma criança aprender desde cedo o que o certo e o que é o errado e respeitar sempre o proximo, porém tenho que ser realista no decorrer da vida dessa criança ocorreram varias mudanças na formação de personalidade e cabe não só aos pais mais também as pessoas que de alguma forma estarão presentes nesse processo, estou falando das pessoas mais proximas como: professores, parentes e etc.

O fair play que aparece hoje no esporte chgou tarde, o espirito ainda existe e dependendo do esporte, ele só aparece por alguns minutos, o excesso de competitividade aliado a pressão externa faz com que o fair play, espirito desportivo e ética seja dixado de lado.

Segundo Angelo Luiz Vargas, o desporto fenômeno social, fala sobre as transformações que o esporte pode fazer nas pessoas e depois de ler o livro Desporto fenômeno Social, lembrei de uma frase do Nelson Mandela referente ao racismo que também tem muito a haver com o assunto abordado nesse tópico. 

“ Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. "

Nelson mandela.


Fonte: Desporto Fenômeno Social – Angelo luiz Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário